Memórias de uma abelhinha de Irati

Tudo vale a pena quando a alma não e pequena

Meu Diário
29/07/2017 18h07
Doce e querida Lady Lidia

Simplesmente Mãe

Mãe simplesmente...

 

COMO FILHA DE UMA MÃE CORAJOSA E FORTE, TIVE EXEMPLOS DE QUANTO MAIOR A LUTA, MAIOR É A VITORIA...

MINHA MÃE E EU TRILHAMOS CAMINHOS DIFÍCEIS QUE SE FOSSE NECESSÁRIO PERCORRER DE NOVO, MUITO PROVÁVEL QUE ACEITARIA SÓ PRA CONSTATAR SUA VALENTIA.

DEI PARTE DA MINHA JUVENTUDE CUIDANDO DELA, QUANDO ABANDONADA E SEM RUMO SE VIU SOZINHA, COM ALGUNS DOS FILHOS JÁ FORA DE CASA, COUBE A MIM PROTEGE- LA E PARTI PRA LUTA, SEM ESMORECER CUIDEI DE VOCÊ MÃE.

COMO UMA FILHA AMOROSA ,FUI TESTEMUNHA DAS SUAS LAGRIMAS E DO SEU SOFRIMENTO MUITAS VEZES QUASE FATAIS, MAS UMA MÃO PODEROSA LHE ERGUIA DO LEITO DE DOR, E INÚMERAS VEZES SAI CORRENDO LINHA ABAIXO BUSCAR AJUDA DE UM BENZEDOR PRA SOCORRE-LA E FICAVA FELIZ AO VER QUE O SEU JOSE BARULHO, SEU COMPADRE BENZEDOR, AO SAIR DE NOSSA CASA DIZIA:

- CUIDE BEM DA COMADRE.

A POBREZA ERA TANTA, QUE MUITAS VEZES UM OVO ERA REPARTIDO EM DOIS E A SENHORA, POR CERTO FICAVA SEM...

COISAS DE MÃE

HOJE APESAR DA IDADE AVANÇADA, SUA MEMORIA É BOA E DE VEZ EM QUANDO RECORDAMOS JUNTAS, COMO O DIA EM QUE EMPRESTOU UM SAPATO DA VIZINHA, PRA BUSCAR UMA VAGA  DE ZELADORA NA PREFEITURA DE IRATI,LEMBRA?

ISSO SEM FALAR DAS MADRUGADAS FRIAS IRATIENSES, EM QUE SAIA APLICAR INJEÇÃO NUM DOENTE DE ULTIMA HORA E QUE MAIS TARDE APRENDI TAMBÉM FAZER, E JUNTAS FIZEMOS ESSA AÇÃO DE SOCORRER ALGUÉM, NUM MOMENTO DE DOR.

DIZEM QUE O PRIMEIRO FILHO É MUITO INVEJADO, POR TER CONVIVIDO MAIS TEMPO COM SUA MÃE, E EU TIVE ESSE PRIVILEGIO DE CONVIVÊNCIA...

COMO PRIMEIRA FILHA DESSE CASAMENTO, PERCEBI DESDE MUITO PEQUENA, QUE ESTAVA DIANTE DE UMA MULHER FORTE E COM UM OLHAR DE SABEDORIA E DETERMINAÇÃO.

 E COMO BOA ALUNA, APRENDI A SER ASSIM TAMBÉM...

 NUNCA ME INCENTIVOU A ESTUDAR ,PORQUE TAMBÉM NUNCA FOI INCENTIVADA, MESMO SENDO NETA DE PROFESSOR, QUE COSTUMAVA LEVA-LA  JUNTO EM SUAS AULAS QUANDO MENINA.

TRAZIA NA ALMA E NO CORAÇÃO POREM, O GOSTO PELA MUSICA E PELO TEATRO DAS PEÇAS INFANTIS.

COMO EU TAMBÉM ME DESTAQUEI NUM CONCURSO LITERÁRIO POSITIVO NOS ANOS 80, COM PREMIAÇÃO POR MELHOR SLOGAN DO COLÉGIO ONDE FUI PREMIADA E COM JUSTO ORGULHO RELEMBRO COMO VOCÊ POR CERTO RELEMBRA, AS HOMENAGENS QUE RECEBEU EM CRIANÇA AO FAZER O PAPEL DE UMA VELHINHA, PROVOCANDO LAGRIMAS NA PLATEIA, NUMA PEÇA  AO LADO DE SUA AMIGA DE INFÂNCIA, A ATRIZ LIDIA MATOS.CONFORME COSTUMAVA CONTAR.

DESDE OS PRIMEIROS PASSOS, SENTIA SEGURANÇA NO PEGAR EM SUA MÃO, POIS SABIA QUE MÃO DE MÃE É COMO ÂNCORA, QUE NÃO SOLTA...

É COMO RAIO DE SOL QUE AQUECE...

É COMO BRILHO DO VERDE MAR.

MINHA MÃE HOJE AOS 92 ANOS, É O EXEMPLO MAIOR DE QUE SOFRIMENTO E DIFICULDADES SÓ FORTALECEM .

É PENA QUE NÃO POSSA LER ESSA MENSAGEM, POIS A LUZ DOS TEUS OLHINHOS AZUIS ESTÃO SE APAGANDO, MAS TUDO ESTA GRAVADO NA SUA E NA MINHA MEMORIA, MÃE QUERIDA.

HOJE SEI E DISCORDO, QUE A ROSEIRA QUE VOCÊ TANTO GOSTAVA FOI CORTADA E ATE AS FOTOS ANTIGAS FORAM RETIRADAS DA SUA PRESENÇA, PRA QUE NÃO LEMBRE DO PASSADO, MAS O QUE É A VELHICE SEM AS RECORDAÇÕES DO QUE PASSOU?

 EU QUERO LEMBRAR SEMPRE TUDO O QUE VIVI, POIS RENEGAR O PASSADO É RENEGAR A SI MESMO.

DOCE E QUERIDA LADY LIDIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado por Memórias de uma abelhinha de Irati em 29/07/2017 às 18h07

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras