DEPOIS DO ADEUS AS AULAS,MESTRAS E COLEGAS, A VIDA ME ENCAMINHOU POR DIVERSAS VEREDAS...
NA HUMILDE CASINHA COR DE ROSA, A PAZ E HARMONIA PARECIAM SE AFASTAR CADA VEZ MAIS DAQUELA FAMILIA,OCASIONANDO MAIS TARDE, UMA INEVITÁVEL SEPARAÇAO DOS PAIS.
COBRANÇAS E MAIS COBRANÇAS, PARECIAM SUFOCAR CADA VEZ MAIS, AQUELES ENTES,QUE JÁ PASSAVAM POR TANTAS PRIVAÇÕES, COMO O ALIMENTO ESCASSO, QUE MUITAS VEZES ERA REPARTIDO ENTRE DOIS OU MAIS IRMÃOS, CHEGANDO EM MUITAS OCASIÕES ,A FALTAR NA MESA DE REFEIÇÃO.
NOSSA GENITORA, DESDE OS TREZE ANOS, FORA TREINADA PELA VIDA A BATALHAR SEM ESMORECER, COMO FIZERAM NO PASSADO SUAS CRISTINAS (MÃE E AVÓ)
E ASSIM APÓS COLOCAR N0VE FILHOS NESSE MUNDO, TODOS DE PARTO NATURAL EM CASA, CRIOU A TODOS COM MUITA DEDICAÇÃO E SACRIFICIO, E AINDA SAIA TRABALHAR DE DIARISTA PRA FAMILIAS DOS POHL,KOCH DALEGRAVE RODRIGUES,TEIXEIRA,PESSOA E TANTAS OUTRAS.
EU FICAVA NO SEU LUGAR EM CASA E COMO FILHA MAIS VELHA, CUIDAVA DE TUDO, DESDE A COMIDA ATE A ROUPA LAVADA EM LUGARES DISTANTES DE CASA, ONDE TINHA UMA TINA E UM POCINHO NAS PROXIMIDADES.
A COMIDA EMBORA POUCA PRA TODOS, TINHA MUITA SUSTANCIA, POIS TODOS OS DIAS CABIA A TAREFA DE FAZER MACARRAO DE CASA, COM BATATAS COZIDAS COM COLORAU.
VEZ POR OUTRA ENTRAVA DEBAIXO DA CASA PRA VER SE A GALINHA HAVIA BOTADO NAQUELE DIA, E SE TIVESSE, SAIA UMA OMELETE DE MISTURA, POIS ASSIM RENDIA BEM MAIS QUE OS OVOS FRITOS E REPARTIDOS, METADE PRA CADA UM.
E ASSIM A VIDA TRANSCORRIA ENTRE LÁGRIMAS E SORRISOS
E´´ MÚSICA E ALEGRIA KOLYNOS´´ ROLANDO NA RADIO BANDEIRANTES, NO PROGRAMA DO ENZO DE ALMEIDA PASSOS, DE QUEM GANHEI UM BOLACHÃO (LP) NOS ANOS 60.
TAMBEM AO COMEÇAR O DIA, GOSTAVA DE OUVIR O VICENTE LEPORACE APRESENTANDO O SEU PROGRAMA ´´O TRABUCO.´´ADORAVA O BARROS DE ALENCAR,HELIO RIBEIRO,E MAIS TARDE ME APAIXONEI PELA JOVEM GUARDA´´VELHOS TEMPOS BELOS DIAS´´
ESSE ERA O PEQUENO MUNDO QUE VIVIA, E EIS QUE SURGE DE REPENTE, A PRIMEIRA OPORTUNIDADE DE TRABALHAR FORA.
O PÂNICO TOMOU CONTA, AFINAL, NUNCA SAIRA DE DENTRO DAQUELAS QUATRO PAREDES TAO PROTETORAS,QUE ME CAUSAVAM SENSAÇÃO DE UMA ILUSÓRIA SEGURANÇA.
COM O TEMOR NATURAL DE TER QUE TRABALHAR LONGE DE CASA, COMO ACONTECE COM TODOS.UM DIA, VEIO A PREOCUPAÇÃO COM A VESTIMENTA, POIS ATE ENTÃO, OS VESTIDOS DE CHITA COSTURADOS PELA MÃOS CARINHOSAS DA MÃE, AGASALHAVAM MEU CORPO,POREM AGORA, INDO DE ENCONTRO AO PÚBLICO, COMO SERIA?
ENTRA EM CENA A PRIMA IONE ME OFERECENDO UM DOS SEUS VESTIDOS DE UM AZUL PROFUNDO, EMOLDURADO POR UMA GRAVATA MUITO BRANCA, ALEM DE SER UM MODELO BEM RODADO, DANDO A SENSAÇÃO DE VESTIDO DAS ARTISTAS DE CINEMA DA ÉPOCA.
PEGUEI AQUELE PRESENTE E PARTI PRO MUNDO DESCONHECIDO QUE ME AGUARDAVA E ENCONTREI OUTRO ANJO PROTETOR NA FARMACIA, A MARICA QUE MUITO ME AJUDOU....
AO NOTAR QUE SEMPRE IA COM O MESMO VESTIDO AZUL RODADO, MARICA ME PRESENTEOU COM UM CORTE DE VESTIDO LISTADO, QUE RESULTOU NUM LINDO MODELO DA ÉPOCA, FEITO PELA COSTUREIRA GLACI,AMIGA DA IONE... COINSCIDÊNCIA?
A NESCESSIDADE É A IRMÃ DO APRENDIZADO...
FOI COM ELA, A NESCESSIDADE DE APRENDER, QUE ME AGARREI E LUTEI...LUTEI ATÉ VENCER,
´´COMO NA CANÇÃO MARIA MARIA, TAMBEM TIVE FÉ NA VIDA,POIS SOU MARIA TAMBEM.´´..
MUITAS FORAM AS LÁGRIMAS DE DESENCANTO, MAS SABIA QUE A PARTIR DAQUELE EMPREGO NA FARMACIA, MINHA VIDA NÃO SERIA MAIS A MESMA.
COMEÇARIA ALI, UM NOVO CAMINHO SEM VOLTA, EM DIREÇÃO AO FUTURO....
APRENDENDO A ME RELACIONAR COM AS PESSOAS, FUI ME DEPURANDO, SAINDO POUCO A POUCO DO MEU CASULO, COMO UMA BORBOLETA ANSIOSA POR VOAR E CONHECER UM MUNDO NOVO ALEM DAQUELE MUNDO FAMILIAR, QUE TANTO AMAVA.
EIS QUE DESABROCHA NO CORAÇÃO,, A FLOR DO PRIMEIRO AMOR E A VIDA GANHA NOVO COLORIDO NUM MUNDO DE SONHOS COR DE ROSA, QUE NÃO VINGARAM, MAS QUE SERVIRAM DE ALENTO NOS ATALHOS DIFICEIS DA CAMINHADA.
QUEM CARREGA NO PEITO A FLOR DO AMOR, NUNCA FENECE...
CORRIA O ANO DE 1962
AS 16 PRIMAVERAS SUSTENTAVAM MINHA VIDA, CHEIAS DE PROMESSAS, COMUM A TODOS QUE ACREDITAM QUE;
´´É NA JUVENTUDE QUE SE SEMEIA PRA VELHICE COLHER´´
EU PLANTEI E FUI COLHENDO PELOS CAMINHOS, UM POUCO DE TUDO.REPARTINDO E DOANDO UM POUCO AQUI, UM POUCO ALI, E ASSIM CONSEGUINDO ME LIBERTAR DO EGOÍSMO QUE ESCRAVIZA.
COMEÇARA A DITADURA DE 64 E EIS QUE ESTOU TRABALHANDO COMO TELEFONISTA DA COMPANHIA TELEFÔNICA DA CIDADE NATAL.
ALI CONTINUOU O ENSAIO DO MEU PRIMEIRO VÔO E MUITAS VEZES ME QUEDEI TRISTE, MESMO ASSIM SUPEREI MOMENTOS DIFÍCEIS QUE FORAM COMPENSADOS PELA VOZ MARAVILHOSA DE MOACIR FRANCO CANTANDO ´´DOCE AMARGURA ´´
PODERIA SE QUISESSE TER ME TORNADO UMA FARMACÊUTICA POREM NÃO TRAÇAMOS NOSSO CAMINHO A REVELIA DO DESTINO,.DESTINO ESSE QUE ME PERMITIU PASSAR POR ESSES AMBIENTES FAMILIARES TÃO DIFERENTES DO MEU LAR, E DALI SAIR ,COM GRANDE APRENDIZADO NA BAGAGEM.